terça-feira, 17 de novembro de 2009

A história de José

Hoje a liçao das crianças é sobre a Hirstória de José...

E eu procurando um texto complementar, que fizesse entender melhor o que se passava na vida de José, achei este... Leia! Deixei uma figura de José com sua tunica talar, pra vc imprimir, e colorir...

Veja até onde a inveja pode chegar! Lembre-se que é um texto para crianças...


A TÚNICA DE JOSÉ


Este é José.

- Vivo com meus pais e onze irmãos na terra de Canaã. Minha família é muito complicada, pois os costumes da minha época, admitiam que meu pai tivesse quatro esposas, imaginem vocês!

Sabem, eles não viviam em uma boa casa ou em um apartamento. Eles moravam em tenda, como se fosse um acampamento. Jose era o décimo primeiro filho, e todos os demais eram mais velhos do que ele, filhos de Lea e de outras duas mulheres, exceto Bejamim que junto com ele era filho Raquel, a esposa que seu pai Jacó mias amava.

_ Sabem, às vezes estou muito triste. Porque lembro do tempo quando eu tinha minha mamãe. Quando meu irmãozinho Bejamim nasceu, minha mãe Raquel teve problema e morreu. Meu pai Jacó ficou muito triste com onze filhos e um bebe para cuidar.

Sabem sem perceber, Jacó se enganou. Ele começou a amar mais a Jose do que os outros filhos. Podia ser porque era órfão de mãe. Seus outros filhos começaram a notar o que se passava e sentiram inveja de Jose. O que Jacó fazia não era bom, nem para Jose nem para seus irmãos.

Um dia esse amor por Jose ficou ainda mais claro, quando resolveu dar a ele um presente muito especial. Podem vê-lo? (Permitir respostas) Era uma capa colorida, como usava os príncipes. A Bíblia diz que Jacó deu uma túnica talar de mangas compridas. Sabem o que uma túnica talar? É uma túnica comprida ate os calcanhares. Isso foi o cumulo. A inveja e o ciúme dos irmãos começaram a crescer cada dia mais, ate que um dia, Jacó mandou que Jose fosse ao campo para ver como estava os irmãos e o rebanho de ovelhas, depois de ter feito uma longa viagem de 97 quilômetros, caminhando vários dias a pé, eles planejaram matá-lo.

Tomaram Jose e o lançaram no poço. Pouco tempo depois, uma caravana de mercadores passavam por ali e decidiram vendê-lo. Jose chorou e pediu que não fizesse isso, mas eles não quiseram atender seus pedidos. Tomaram a Túnica de Jose, molharam no sangue de um cordeirinho e mandaram para seu pai, dizendo que provavelmente algum animal havia devorado José.

Vejam crianças, quantas coisas erradas, mentira, ciúme, inveja, egoísmo, vaidade de se achar melhor do que os outros, tudo numa mesma família.


As coisas poderiam ter sido muito diferentes, mas Deus que nunca esquece dos seus filhos permitiu que assim acontecesse para poder preparar José para uma tarefa muito especial.

Deus cumpriu Seu plano na vida de José, mas ele teve que passar por muitas dificuldades ate que estivesse pronto. Deus tinha para ele planos maravilhosos, assim como tem para nossa vida hoje! É preciso que aprendamos desde cedo a ouvir a voz de Deus, a sermos bondosos com nossos irmãozinhos e com os outros, a nunca achar que somos melhores do que as outras pessoas, e no momento certo Ele cumprirá Seu plano maravilhoso na nossa vida.


3 comentários:

  1. Olá, a paz do Senhor, gostei muito da forma como instruiu os alunos explicando a historinha de José, domingo agora é a minha vez de explicar e seu texto me deu uma luz.
    Deus te abençõe e continue te usando.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Estava procurando uma história para dar as crianças,pois sou professora..
    Gostei muito dessa história e garanto que as criançsa também vão gostar
    Deus abençõe mt mt mt² vs
    Obriigada pela históriia resumida..rsrs
    Beijooo

    ResponderExcluir